O evento quer promover a conscientização, disseminar informações, fomentar a inclusão e proporcionar momentos de diversão
As inscrições para o Seminário são gratuítas e podem ser feitas até às 17h dessa sexta-feira (19) nesse link

A Onda Azul, Organização não governamental (ONG) dedicada a oferecer aulas de surfe gratuitas a pessoas que vivem com Transtorno do Espectro Autista (TEA) está realizando na Academia da Polícia Civil em Canasvieiras, Norte da Ilha, nesse sábado (20) a partir das 9h o 3º Seminário Onda Azul – Reflexões Sobre o Autismo.
A iniciativa visa abordar os diversos tratamento para os portadores como o potencial terapêutico da Canabis medicinal para comorbidades além da importância da psicomotricidade em todas as etapas do TEA.
Emissão da Carteira de Identidade Nacional
Além da programação o evento irá oportunizar ainda a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para pessoas com TEA, que é o principal documento de identificação no Brasil, sendo aceita em todo território nacional.
Documentos necessários para a CIN
Certidão de nascimento
Foto 3×4 com fundo branco
Laudo médico com CID
Com esses documentos em mãos acima a emissão será feita no mesmo dia do seminário.
Palestras

Na programação do evento os palestrantes irão abordar temas do cotidiano dos portadores da TEA e ainda práticas que podem ajudar no desenvolvimento intelectual e social.
Entre os palestrantes estará Cisco Arana, referência mundial no surf adaptado, ex campeão de longboard e fundador da primeira e única escola pública de surfe do Brasil na cidade de Santos.
No encerramento do seminário haverá uma roda de conversa com os próprios autistas falando sobre infância, capacitismo, trabalho, namoro, casamento, entre outros temas que surgirem no bate papo.
De acordo com Kika Feier, uma das coordenadoras do projeto, com quem a reportagem da TV Portal Grande Floripa conversou nessa manhã de sexta-feira (19) o evento é direcionado para a sociedade em geral, pais, professores e profissionais da saúde.
4 Festival de Surf
Já no domingo (21) às 9h às 12h acontece na Praia dos Ingleses a quarta edição do 4º Festival de Surf Onda Azul. As inscrições já encerraram e estão inscritos para participar 80 surfistas, todos autistas. Já a população e o público em geral estão convidados a prestigiar. As premiações acontecem a partir das 12h.
Projeto:
Kika, uma ex-surfista, iniciou sua relação com o surfe aos catorze anos por diversão. No entanto, sua vida tomou um novo rumo quando sua filha Cibele, diagnosticada com autismo aos quatro anos, inspirou-a a conhecer um pouco mais deste universo e estudar sobre o assunto. Foi em 2008 que a ideia do projeto Onda Azul surgiu, após ler sobre o impacto positivo do surfe na vida do surfista estadunidense Clay Marzo e se inspirar em um projeto semelhante chamado Surf Healing na Califórnia.
Com a ideia na cabeça, Kika começou a conversar com uma amiga dela, Sandra Lamb, que é psicopedagoga, para criar algo que se parecesse com o Surf Healing em Florianópolis. No meio do caminho, elas uniram forças com Álvaro Bacano, também pai de uma criança autista e surfista, eles finalmente lançaram o projeto em 2015 na Praia do Santinho, Florianópolis. Hoje, o Onda Azul realiza atividades em diversos estados do litoral brasileiro, proporcionando oportunidades únicas para crianças com autismo experimentarem o surfe e promovendo a solidariedade por meio do voluntariado dedicado.
Programação Seminário
09h45m: Dra Carolina Chaves: O Potêncial da Canabis como coadjuvante nas comorbidades da TEA
10h55m: Patrícia Dos Anjos Souza da Apae: Importância da psicomotricidade no desenvolvimento de pessoas com TEA
11h15m: Coordenadores das Localidade do Onda Azul – Uma Onda de Amor no Autismo
Das 12h às 14h: pausa para almoço
14h: Cisco Arana: Sonhando Sob as Ondas “O surfe como ferramenta de inclusão para as pessoas com deficiência e neurodiversidades”
15h: Roda de Conversa com autistas adultos em suas rotinas diárias
16h: Apresentação Artística e encerramento
Por: Redação TVPGF
Participe do nosso Grupo de whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui e entre
A TVPSJ reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar