Ação tem como objetivo diminuir a população de rua na cidade e inibir furtos e a receptação desses materiais ilícitos.

Clique aqui e veja o vídeo da operação em nosso Instagram.

Operação quer coibir os furtos e ferros velhos irreegulares na cidade além do comércio de produtos furtados ou roubados (Foto: PMB).

A Polícia Militar do 24º Batalhão em Biguaçu e a Prefeitura da cidade, por meio da Vigilância Sanitária, Assistência Social e outras secretarias, está atuando para diminuir o número de moradores em situação de rua na cidade.

A Operação Ordem Pública, que iniciou na terça-feira com cadastramento dos moradores em situação de rua na cidade, continua em Biguaçu e entrou em uma nova etapa: de combate à receptação de itens furtados ou roubados.

Assim como as abordagens sociais, as vistorias em ferros velhos do município foram realizadas de forma conjunta pela Prefeitura de Biguaçu e pelo 24º Batalhão da Polícia Militar.

Nas inspeções 10 ferros velhos na cidade, onde as autoridades policiais sabem que muitos dos produtos furtados por pessoas pessoas em situação de rua acabam sendo receptados justamente nesses estabelecimentos, foram vistoriados. Dois foram fechados por irregulares.

As informações ainda é que além de produtos de procedência duvidosa os agentes encontraram também muito lixo e entulhos, o que pode contribuir para a disseminação de doenças, como a Dengue já que o mosquito transmissor usa locais assim para se proliferar.

De acordo com o tenente-coronel Sami de Medeiros Sartor, comandante do 24º BPM de Biguaçu, a Polícia Militar está fazendo abordagens nas pessoas em situação de rua com o intuito de verificar eventuais passagens criminais, realizar levantamentos para futuros inquéritos policiais e inibir a prática de furtos.

A Secretaria de Assistência Social e Habitação participa da operação ofertando a essas pessoas em situação de vulnerabilidade social a possibilidade de retornarem às suas cidades de origem, receberem acompanhamento psicossocial através do  Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) ou aluguel social. Em caso de identificação de dependência química, as equipes sugerem a internação para tratamento.

A Secretaria de Obras e Infraestrutura disponibilizou equipes e caminhões para ajudar na recolha de objetos que possam ser usados por pessoas para a permanência nas ruas, como sofás velhos, barracas feitas com armações de madeira, lonas plásticas, entre outras, bem como lixos produzidos por essa população.

Novas ações serão realizadas , mas as datas e locais não foram divulgados.

Os procedimentos serão estendidos para todas as regiões do município, de acordo com as denúncias recebidas pela administração municipal e pela Polícia Militar, por meio dos seguintes canais: 

Ouvidoria Municipal

Central de atendimentos – 0800 6012282

Telefone fixo – (48) 3094-4122

E-mail – ouvidoria@bigua.sc.gov.br

WhatsApp – (48) 99113 – 6540

Polícia Militar

Central de atendimentos – 190

Aplicativo PMSC Cidadão

Por: TV Portal Grande Floripa

Participe do nosso Grupo de whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui

A TVPGF reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

musquitu
musquitu
musquitu