A Secretaria de Segurança Pública de Palhoça deflagrou mais uma ação conjunta com as forças de segurança para a garantia da ordem pública. A Operação Padrão percorreu as ruas de vários bairros do município, com atuação em diferentes frentes.

A ação contou com a participação da Guarda Municipal de Palhoça (GMP), da Secretaria da Fazenda, da Vigilância Sanitária, do Procon, da Secretaria de Serviços Públicos, da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Assistência Social, da Polícia Científica, da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Polícia Rodoviária Federal. “A presença ostensiva das forças de segurança nas ruas contribui para inibir a incidência de crimes”, aponta o secretário de Segurança Pública de Palhoça, Claudio Monteiro.

Barreiras policiais

As barreiras policiais são uma das ações que compõem a Operação Padrão. Na noite desta quinta-feira, 52 condutores foram autuados, em função de diferentes irregularidades, de carteira nacional de habilitação vencida a presença de crianças no veículo sem cinto de segurança. No total, 14 veículos foram removidos ao pátio conveniado.

O som alto e a descarga livre são outras ocorrências verificadas pelos agentes. Vale lembrar que desde 2022 a Guarda Municipal de Palhoça organiza, periodicamente, a Operação Silêncio, focada em coibir a poluição sonora provocada pelo uso de escapamento adulterado em motocicletas.

Confrarias

Por falar em som alto, outra ação que compõe a Operação Padrão é a verificação do funcionamento de bares e confrarias, justamente para evitar a ocorrência de perturbação de sossego.

Foram vistoriados estabelecimentos localizados nos bairros São Sebastião, Rio Grande, Barra do Aririú e Guarda do Cubatão. Todos os locais visitados tinham alvará de funcionamento apenas até meia-noite, e algumas estavam funcionando além do horário permitido. Todos os proprietários foram orientados quanto à observação do período de funcionamento autorizado na documentação.

Em frente a uma das confrarias visitadas, a força-tarefa apreendeu uma motocicleta com características adulteradas e divergentes em relação às informações constantes na documentação legal.

Pessoas em situação de rua

Outro aspecto da operação é a abordagem a pessoas em situação de rua. Foram visitadas áreas habitualmente frequentadas por pessoas em situação de rua no Caminho Novo, no Pagani, no Bela Vista e na Barra do Aririú. 

Sete pessoas foram abordadas e atendidas pela equipe do Consultório de Rua, da Secretaria da Saúde, e da Polícia Científica (que promove a identificação dos abordados, com a coleta das impressões digitais).

A Secretaria de Assistência Social também realizou abordagens sociais a 12 pessoas em situação de rua (três mulheres e nove homens), nos bairros: Pagani, Jardim Eldorado, Pachecos, Aririú, Barra do Aririú, Vila Nova, Caminho Novo e Ponte do Imaruim.

Apenas três dos abordados concordaram com o acolhimento no abrigo institucional, localizado no Caminho Novo, onde podem pernoitar, tomar banho e realizar refeições.

Por: TV Portal Grande Floripa

Participe do nosso Grupo de whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui e entre

A TVPSJ reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

musquitu
musquitu
musquitu