Problema foi mostrado durante fala de deputado na Tribuna da Assembleia Legislativa essa semana.

O deputado Mário Motta (PSD) foi à tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira (13) para falar sobre a situação das marquises de concreto do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis.
Conforme o deputado, as estruturas existentes nos setores ambulatorial e de emergência, com 6,9m e 4,9m de comprimento, respectivamente, encontram-se em um estado preocupante, tendo em vista que não contam com vigas de apoio e não há registro de que tenham passado por manutenção desde o ano de 1979, quando o próprio hospital foi construído.
O parlamentar afirmou que em março de 2023, após assumir o mandato, protocolou um pedido de informação à Secretaria de Estado da Saúde (SES), que declarou que as marquises eram seguras. A própria direção do hospital, entretanto, teria classificado o cenário como emergencial, com base em um laudo de engenharia encomendado. No documento, teriam sido apontados problemas como degradação avançada das estruturas e risco iminente de desabamento.
Em face ao cenário, Motta disse que ainda em 2023, por solicitação sua, a Assembleia Legislativa enviou à SES uma indicação cobrando ações urgentes. Desta vez, o órgão providenciou, paliativamente, escoras para as lajes de concreto enquanto não era executado um projeto para a colocação de reforços estruturais. Conforme o deputado, em setembro de 2024 foi firmado um contrato de R$ 142 mil para realização das melhorias até 3 de janeiro deste ano, mas um aditivo foi apresentado para a extensão do prazo de entrega da obra para mais 90 dias.

Ao final, ele apontou a necessidade de que os órgãos públicos estaduais ajam preventivamente para manter a conservação de estruturas essenciais ao atendimento da população. “Um problema emergencial, identificado em 2023 por um questionamento nosso, só está sendo solucionado dois anos depois, mesmo em uma estrutura que realiza cerca de 88 mil atendimentos em um único ano. Isso reforça a necessidade de algo que há muito tempo cobramos aqui: ações preventivas em prédios públicos.”
Por: TV Portal Grande Floripa
Participe do nosso Grupo de whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui
A TVPGF reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.