Prefeitura do município estaria descontente com uso do espaço pela PM da cidade e ameaça fechar o local.

Em março de 2023 a Prefeitura de São José em parceria com 7° Batalhão da Polícia Militar josefense inaugurou a base de Campinas localizada na rua Margarida de Abreu, esquina com a rua Cruz e Souza.
A iniciativa era uma reivindicação da comunidade que há 12 anos estava sem um espaço policial ostensivo na região. A unidade deveria atender os bairros Campinas e Kobrasol. Segundo alguns moradores, ouvidos de forma informal pela nossa reportagem, o prédio da 1ª Companhia da Polícia Militar trás uma sensação de segurança em um local de grande circulação de pessoas em situação de rua e tem coibido desde sua instalação o aumento dos cirmes de menor poder ofensivo, como furtos, sem emprego de armas.
Nesse inicio de semana o vereador Cryslan Moraes do partido Novo em suas redes sociais divulgou que a Secretaria de Segurança Pública, vinculada a Prefeitura de São José, teria pedido que a PM deixasse o espaço até o dia 31 de março deste ano.
A informação caiu como uma bomba para os moradores de Campinas e do entorno.
Em 2023 além de ser responsável pelo reforço do policiamento na região também deveria abrigar projetos da PM na cidade como a Rede Catarina, que atende mulheres em situação de violência doméstica na cidade, o Proerd, que atua na conscienciatização de crianças sobre os perigos das drogas e ainda a Corregedoria da PM josefense.
Nota da Aemflo/CDL
Ainda nessa terça-feira (25/02) duas importantes entidades empresárias do município de São José se manifestaram por meio de nota conjunta. A Aemflo e CDL, que tem sedes na cidade, disseram que estão buscando um consenso entre as partes a fim que ninguém saia perdendo. Para isso se reuniu com o comando da PM na cidade.
Abaixo a nota Completa:
NOTA OFICIAL SOBRE A SAÍDA DA BASE OPERACIONAL DA PM DO BAIRRO CAMPINAS EM SÃO JOSÉ*
A polêmica envolvendo a saída da base da Polícia Militar do bairro Campinas, em São José, ganha dois aliados fortes para a busca de solução para o problema. A AEMFLO e a CDL de São José tomaram ciência do assunto após ampla divulgação e discussão na Câmara de Vereadores de São José.
Nesta terça-feira (25), o presidente das entidades, Gilberto Rech, e o executivo Gilson Zimmermann estiveram em reunião com o comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar de São José, o tenente-coronel Carlsbad Von Knoblauch, para falar sobre a base operacional da PM no bairro Campinas.
Neste momento, o presidente está mantendo contato com ambas as partes, Prefeitura e PMSC, para buscar uma solução onde o bairro Campinas/Kobrasol não saia perdendo com a saída da base da região.
Contra ponto
Em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São José nessa quarta-feira (26/02) a informação é que a administração municipal é contrária ao fechamento, mas quer que a base volte a fazer o patrulhamento da região. Segundo as informações repassadas ao jornalismo da TV Portal Grande Floripa pelo prefeitura da cidade atualmente a estrutura da base serve apenas para abrigar a corregedoria da PM na cidade e uma academia militar.
Uma reunião hoje (26/02) vai tratar da situação e buscar uma solução para a permanência efetiva da base no local ou até sua saída caso não se chegue a um acordo.
Caso a base deixe o bairro de Campinas a prefeitura ainda não informou o destino do prédio.
Por: TV Portal Grande Floripa
Participe do nosso Grupo de whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui
A TVPGF reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.