Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Policia Civil de São José

Durante a manhã dessa terça-feira (26) policiais civis da Delegacia de Combate a Corrupção e Crimes contra o Patrimonio Público DECOR – ligada a Diretoria de Investigações Criminais – Deic/SC esteve na Prefeitura de São José. Os indícios são de fraude em licitação para pontos de ônibus na cidade.
A informação seria que em 2023 a licitação que ocorreu na Secretaria de Segurança, Defesa do Cidadão e Trânsito de São José foi fraudada para beneficiar uma empresa, que acabou ganhando o direito de explotar o serviço na cidade de São José.
Irregularidade
A Investigação recebeu a denúncia que o engenheiro da empresa ganhadora do pregão também é funcionário da prefeitura de São José e atuou como fiscal do contrato firmado entre as partes para a produção e instalação de abrigos no município. Para apurar já havia sido instaurado um inquérito policial para averiguar as denúncias de cartas marcadas no pregão eletrônico de 2023. Os mandados de busca e apreensão, pedidos pela Polícia Civil Josefense, foram autorizados pela 1ª Vara Criminal da Comarca de São José.
Além da suspeita recair sobre o fiscal da prefeitura, que tinha vínculo direto com a empresa vencedora, outro servidor que também trabalhou com a mesma função de fiscal durante o pregão que agora está sob análise, está sendo investigado. Os dois foram afastados da prefeitura.
Tentativa de destruir provas

Os policiais civis descobriram que uma funcionária terceirizada da prefeitura formatou um computador com o objetivo de apagar informações que pudessem comprometer nos indiciados. O computador seria do engenheiro da prefeitura que também trabalhava na empresa investigada. A tentativa de destruir as provas do crime praticado ocorreu após a exoneração do suspeito.
Além dessa servidora, os dois funcionários exonerados da Prefeitura de São José, a proprietária da empresa que ganhou a licitação, também foram alvos de busca e apreensão e tiveram recolhidos aparelhos eletrônicos e celulares.
Em nota a prefeitura se manifestou:
“Nenhum pagamento foi feito à empresa citada e a Prefeitura de São José rompeu o contrato com a empresa responsável pela instalação dos abrigos de passageiros de ônibus já em outubro do ano passado. O engenheiro citado também foi exonerado já em outubro após questionamento do TCE. A Prefeitura de São José reitera o compromisso com a transparência e permanece à disposição das instituições competentes.”
Por: Beto Motta
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