Compartilhe esse conteúdo.

Sistema a ser implantado em Governador Celso Ramos é parecido com o anunciado em Florianópolis e Palhoça e prevê cercamento digital das cidades por meio de vídeo monitoramento com ajuda da inteligência artificial.

A Prefeitura de Governador Celso Ramos estuda implantar o sistema de vigilância “Muralha Eletrônica”. A solução tecnológica promete modernizar a segurança pública no município por meio de um cerco digital inteligente, com pontos de monitoramento estrategicamente distribuídos pelas principais vias e espaços públicos. A licitação para contratação da empresa que vai operar o sistema está aberta, e a previsão é de que o “Muralha Eletrônica” entre em operação em janeiro de 2026.

O projeto foi proposto pelo prefeito Marcos Henrique da Silva e tem coordenação da Secretaria Municipal de Administração e da Secretaria Executiva de Gestão de Sistemas e Iluminação.

O secretário de Administração, Alcides Pereira, explica que a operação será centralizada em um Centro de Controle Operacional (CCO), que integrará as imagens capturadas por mais de 700 câmeras — parte já instalada, parte nova — localizadas em vias públicas, praças e outros pontos de grande circulação. O CCO contará com infraestrutura de ponta, incluindo painéis videowall, telas interativas e servidores de alta capacidade para processamento de dados em tempo integral.

Projetado para funcionar 24 horas por dia, o sistema empregará tecnologias de inteligência artificial (IA), com destaque para o reconhecimento facial e a identificação veicular.

O reconhecimento facial cruzará imagens em tempo real com bancos de dados de procurados, apresentando índice de assertividade superior a 95% e capacidade de identificação em até três segundos, mesmo diante de variações na aparência, como uso de óculos, barba ou bigode. Em caso de correspondência, o sistema emitirá alertas imediatos para agilizar a atuação das forças de segurança.

No monitoramento veicular, a leitura automática de placas permitirá identificar veículos roubados ou clonados, bem como verificar irregularidades como IPVA vencido ou carteira de motorista suspensa.

Além disso, a “Muralha Eletrônica” terá capacidade analítica para monitorar o comportamento nas vias públicas, contando pessoas e veículos, detectando excesso de velocidade, veículos parados em locais proibidos e gerando mapas de calor que visualizam fluxos e aglomerações.

O sistema estará conectado a bases de dados da Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil e outros sistemas nacionais, integração que facilitará, por exemplo, respostas mais ágeis em situações de desastres naturais, como chuvas intensas e desmoronamentos.

Com a implantação da “Muralha Eletrônica”, a Prefeitura pretende promover um salto tecnológico na segurança pública, posicionando o município na vanguarda do uso de inteligência artificial e análise de dados para a prevenção e o combate ao crime.

Por: TV Portal Grande Floripa 

Participe do nosso Grupo de whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui

A TVPGF reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *