Quartel dos Bombeiros em São José fica ao lado do Hospital Regional de São José, o que facilitou a agilidade no atendimento.

Fogo atingiu subestação em uma externa anexa ao Hospital Regional de São José (Fotos: CBMSC)

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi acionado na manhã desta segunda, dia 20/01/2025, por volta das 10h30min para o atendimento de uma ocorrência de princípio de incêndio em edificação no Hospital Regional de São José, localizado na Rua Adolfo Donato da Silva, no bairro Praia Comprida. A Central de Operações do CBMSC (COBOM) prontamente colheu as informações e empenhou inicialmente um caminhão de combate a incêndio, uma ambulância e a caminhonete do comandante de área, mobilizando um efetivo total de 10 bombeiros.

No local, foi possível confirmar a natureza da ocorrência, tratando-se de um princípio de incêndio com uma quantidade de fumaça saindo da edificação da subestação do Hospital, localizada nos fundos deste (distante cerca de 15 metros do prédio principal). A edificação de alvenaria com 80m², possuía em seu interior transformadores, quadros de distribuição de energia e outros acessórios às instalações para suporte ao fornecimento de energia do Hospital.

Após a desligamento dos equipamentos, foi feita a entrada das equipes de bombeiros para o combate direto e extinção do incêndio. A área de um dos transformadores era o foco inicial, sendo resfriado com jato neblinado de água para diminuir a temperatura do conjunto, extinguindo o incêndio, fazendo o rescaldo e interrompendo boa parte da propagação da fumaça. Em seguida, dado que o ambiente possuía algumas outras portas e aberturas, foi feita a ventilação para exaurir a fumaça e gases quentes que permaneciam no local, melhorando bastante as condições da parte interna da subestação após a ativação do sistema independente de exaustão, o qual retirou os produtos da combustão que ainda permaneciam dentro do local.

Ocorrência sem vítimas, apenas danos patrimoniais. Foram feitos registros do atendimento e a investigação das causas do princípio de incêndio serão apuradas após perícia no local. A equipe técnica do Hospital esteve presente ao longo do atendimento, acompanhando as ações. Após a desmobilização das guarnições do CBMSC, o espaço ficou aos cuidados da Direção do Hospital, a qual irá coordenar a avaliação e reativação dos equipamentos e solicitará o apoio da concessionária de energia.

A ação efetiva e o rápido acionamento das equipes de combate foi determinante para evitar a propagação do incêndio para outros dispositivos no local. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina reforça a importância dos cuidados com ambientes energizados, devendo ser adotadas todas as medidas de segurança inerentes a locais com este risco (que pode ser bastante grave), com pessoal técnico devidamente habilitado para efetuar as manutenções preventivas e corretivas nos equipamentos e instalações.

Finalizado o atendimento as equipes retornaram à sua respectiva unidade, para ficar em prontidão e efetuar novos acionamentos.

Por: TV Portal Grande Floripa

Participe do nosso Grupo de whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui

A TVPGF reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar

One thought on “Princípio de incêndio em hospital mobiliza bombeiros”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

musquitu
musquitu
musquitu