Anvisa já havia decretado no inicio do mês de agosto a proibição da venda em todo o Brasil e a indicação que o produto não tem eficácia comprovada, mesmo assim o modelo pode ser encontrado na internet para compra.
O Procon de São José publicou, nesta quarta-feira (13/8), a Portaria nº 6/2025 no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina, proibindo a comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso de “relógios inteligentes para medição de glicose”. A medida inclui especificamente o “Smartwatch – Glicowatch – relógio inteligente para controle da diabetes e da pressão arterial”, da empresa GWF Negócios Digitais Ltda.
A decisão se baseia em atos normativos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como a Resolução-RE nº 2.931/2025 e a Nota Técnica nº 12/2024, que apontam a ausência de comprovação científica sobre a eficácia desses produtos para medir glicose ou auxiliar no controle do diabetes. Por não possuírem registro na Anvisa, tais dispositivos não podem ser comercializados no Brasil.
O diretor do Procon municipal, Tetê Souza, determinou ainda que o órgão realize fiscalização para garantir o cumprimento da Portaria e abra investigação contra empresas que estejam vendendo os aparelhos. Segundo Tetê, a medida tem como objetivo proteger consumidores hipervulneráveis, como pessoas com diabetes, contra riscos à saúde. “Tais produtos não medem de forma correta a glicose e oferecem efetivo perigo para a saúde dessas pessoas”, reforçou.
Como acionar o Procon
Para abrir uma reclamação no Procon, os consumidores podem utilizar o robô Sofia, que opera com Inteligência Artificial (IA), disponível aos usuários 24h por meio do WhatsApp (48) 99679-1944 ou comparecer pessoalmente à sede do Procon Municipal de São José, localizada na Av. Acioni Souza Filho, 2114, Beira-Mar de São José, durante o horário de atendimento das 12h às 17h20.
Anvisa já havia proibido a comercialização
Anvisa determinou já havia determinado no dia 4 de agosto desse ano a proibição do Glicowatch – Relógio Inteligente para Controle da Diabetes e da Pressão Arterial.
O produto, que é da empresa GWF Negócios Digitais Ltda., teve a sua comercialização, a sua distribuição, a sua importação, a sua propaganda e o seu uso proibidos.
Esse é o mesmo modelo que foi proibido agora aqui em São José na Grande Florianópolis como a TVP mostrou no conteúdo acima.
A ação foi resultado da comprovação da venda do produto em plataforma de vendas on-line.
A Agência em comunicado disse que “esses modelos de smartwatch (relógio inteligente) ainda não tiveram a sua eficácia comprovada, por meio de estudos e investigações clínicas, para medição da glicose e controle do diabetes. Por isso, relógios inteligentes com essa função não possuem registro na Anvisa”, diz o texto no site do órgão.
O uso desse tipo de equipamento traz riscos às pessoas que precisam monitorar o seu nível de glicose diariamente, já que seus resultados não estão validados cientificamente.
A Anvisa ainda alertou que “produtos sem registro não oferecem garantia de qualidade, segurança e eficácia, representando sérios riscos à saúde. Portanto, a Anvisa não recomenda a sua utilização’.
Por: TV Portal Grande Floripa
Participe do nosso Grupo de whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui
A TVPGF reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Thank you for making this topic less intimidating.
Your articles always leave me thinking.
Thank you for sharing this! I really enjoyed reading your perspective.
So simple, yet so impactful. Well written!
I wasn’t expecting to learn so much from this post!