Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina emitiu nota oficial depois de tomar conhecimento do resultado da votação que definiu pela greve

Em um processo online que iniciou na terça-feira (30/4) e finalizou nessa sexta-feira (3/5) às 16h professores e professoras da Universidade Federal de Santa Catarina decidiram aderir à greve nacional dos servidores federais.
Segundo Associação dos Professores da Universidade Federal de Santa Catarina, Apufsc, que organizou a votação, foram 1.250 participantes, sendo 637 a favor da paralisação, 596 contra e 17 em branco.
Segunda votação em um mês
Esta é a segunda tentativa de adesão por parte dos docentes da UFSC a greve nacional. Entre os dias 3 e 6 de abril uma votação nos mesmos moldes com um pouco menos de adesão e com placar apertado definiu que os professores não participariam da greve federal. Naquela oportunidade 1.118 pessoas votaram, sendo 582 (52%) contra a paralisação, 512 (45,8%) a favor e 24 em branco.
Negociação federal
O movimento grevista nacional continua as tratativas por meio do Ministério da Gestão, do governo federal. A última proposta enviada aos servidores federais indica 0% de aumento em 2024, 9% para janeiro de 2025 e 3,5% para maio de 2026. A categoria pede 22,71% iniciando a reposição ainda em 2024 e seguindo até 2026 escalonadamente.
Essa previsão de nenhum aumento para 2026 é que levou a uma nova votação dos professores da UFSC essa semana e que culmina, portanto, na paralização das atividades a partir de terça-feira (7/5).
Reitoria da UFSC divulga nota
Após tomar conhecimento do resultado da votação e da greve a reitoria da UFSC emiitiu uma nota oficial:
A Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu na tarde desta sexta-feira, 3 de maio, ofício do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc) comunicando que a categoria dos professores da UFSC estará em greve por tempo indeterminado a partir de 7 de maio de 2024, “em apoio à greve nacional dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior, já em curso”.
A Reitoria aguarda contato da entidade sindical para tomar conhecimento da pauta local de reivindicações, se houver. Ao mesmo tempo, espera estabelecer um canal de interlocução e diálogo com a categoria dos docentes, a exemplo do que já ocorre com o comando de greve dos servidores Técnico-administrativos em Educação (TAEs).
Aulas
Ainda não há nenhuma informação sobre as aulas durante a greve na Universidade Federal de santa catarina. A TV portal Grande floripa vai continuar a companhando essa situação e a qualuer novidade vamos informar aqui e também nas nossas redes sociais.
Por: TV Portal Grande Floripa
Participe do nosso Grupo de whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui e entre
A TVPSJ reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar