Momento marca o início do Natal Iluminado 2025, que promete transformar a cidade em um grande cenário de luz, música, convivência e memória afetiva.

A partir das 19h, a cidade de São José inicia a programação das festividades de fim de ano com o acendimento da iluminação natalina e da árvore de 23 metros instalada na Beira-Mar. O momento marca o início do Natal Iluminado 2025, organizado pela gestão municipal.
Segundo a Secretaria de Turismo e Cultura da cidade com mais de 20 mil microlâmpadas de LED, a árvore gigante já é tradição e se consolida como um dos principais cartões-postais da cidade. Somada a ela, estão mais de 500 mil pontos de luz espalhados em praças, parques lineares, rotatórias, instrumentos arquitetônicos e prédios históricos — uma combinação entre tecnologia e tradição que valoriza a identidade josefense.
Logo após o acendimento, às 20h30, o Centro Histórico ganha protagonismo com a abertura oficial da Casa do Papai Noel no casarão de 1859, um dos edifícios mais simbólicos da cidade. Durante a cerimônia, o Bom Velhinho receberá das mãos do prefeito a chave que marca a abertura da casa e o início das visitas.
Este ano, a Casa do Papai Noel traz a preservação da tradição com novidades. O interior mantém o clima acolhedor e afetivo de uma casa antiga, com ambientes temáticos que remetem à imaginação infantil e às memórias familiares. Já na área externa, as novidades ganham vida no Centro Histórico, que estará ativo até o dia 29 de dezembro com teatro, apresentações artísticas, parada natalina, gastronomia, experiências imersivas e ações de impacto social. Um circuito pensado para envolver o público e fortalecer o espírito comunitário.
A noite ainda contará com um momento especial: às 21h, 70 crianças do Colégio Atual vão apresentr uma cantata de Natal, levando música e encanto às ruas históricas de São José e abrindo o calendário de apresentações culturais que se estenderá por todo o mês.
De acordo com o secretário adjunto de Governo, Bruno Gabriel Mello Machado, 33 pontos da cidade receberam decoração especial. “O Natal de São José valoriza a nossa história e aproxima as pessoas. Queremos que moradores e visitantes se encontrem nos espaços públicos e vivam experiências marcantes”, afirmou. A Casa do Papai Noel poderá ser visitada gratuitamente até 29 de dezembro, e a iluminação natalina segue aberta ao público até o dia 5 de janeiro, véspera de Dia de Reis.
