O motivo seria a comemoração de 21 anos do Primeiro Grupo Catarinense – PGC. Considerado o maior grupo criminoso nascido no estado.

Nessa madrugada de domingo (3) a população foi surpreendida por fogos de artificio, ouvidos em regiões diferentes da Grande Florianópolis. Na capital, os fogos foram disparados no Morro da Caixa, Coloninha, Saco dos Limões, Caieira do Saco dos Limões, Costeira, Rio Tavares e Campeche.  

Em São José, nos bairros Forquilinhas e José Nitro. Na Palhoça, segundo grupos de whatsapp a comemoração também aconteceu no Caminho Novo, Eldorado, Ponte do Imaruim, Praia de Fora e Pontal. 

Além da Grande Florianópolis há relatos de comemoração em Lages e Chapecó. 

Não é a primeira vez que o Primeiro Grupo Catarinense comemora aniversário com foguetes. Segundo apurou a reportagem da TV Portal São José todos os anos a ordem é dada: soltar fogos de artificio nos primeiros minutos do dia 3 de março.  

História 

O maior grupo criminoso do estado foi criado na Penitenciaria da Agronômica, em Florianópolis, mas acabou se fortalecendo na Penitenciária de segurança máxima em São Pedro de Alcântara. Foi ali, onde estão os detentos de maior periculosidade do estado que os laços foram criados e os objetivos de Grupo foi instituído com criação de regras e deveres e punições para quem não as seguissem. Depois de “lavrar” seu Estatuto os membros hoje são obrigados a pagar uma espécie de dízimo. Uma contribuição em dinheiro para fortalecer a organização criminosa. O valor é usado para, inclusive, tirar membros do grupo da cadeia, além de comprar drogas e armas.  

Notoriedade 

No ano de 2012 as lideranças do PGC, presas em São Pedro de Alcântara, mobilizaram seus integrantes fora das celas para promover ataques as instituições de segurança como atirar em bases policiais, colocar fogo em ônibus e veículos privados. O motivo seria os maus tratos que os presos estavam enfrentando na prisão de segurança máxima em São Pedro de Alcântara.  

Aliados e desafetos 

Em Santa Catarina o grupo tem estreitas relações com o Comando Vermelho. Foi essa parceria que impediu no estado o crescimento do Primeiro Comando da Capital – PCC que é inimigo do Comando Vermelho. As três facções disputam a venda de drogas no estado. 

Até o momento as forças de seguração não se manifestram

Por Beto Motta

A TVPSJ reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

musquitu
musquitu
musquitu