Antecedendo o relatório Governador Jorginho Mello já havia determinado investigação aprofundada para descobrir fraudes nos cadastros de beneficiados do Universidade Gratuita.

Ao menos 18 mil alunos dos programas de bolsas de estudo Universidade Gratuita e Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc) estão matriculados com algum indício de irregularidade, segundo o levantamento do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC). O valor potencial em risco ultrapassa R$ 300 milhões.

Os números foram apresentados na sessão plenária desta quarta-feira (11/6), pelo conselheiro substituto Gerson dos Santos Sicca, relator temático da Educação no TCE/SC.

O relatório apontou, por exemplo, que, dos 34 mil alunos matriculados nos dois programas:

* 4.430 deles têm renda incompatível com as exigências dos programas de concessão de bolsas;

* e 15.281 possuem divergências em relação ao patrimônio declarado.

A análise cruzou dados socioeconômicos constantes no Tribunal com informações cadastrais da Secretaria de Estado da Educação de alunos matriculados no primeiro e segundo semestre de 2024.

Os programas são voltados para a cessão de bolsas de estudo para alunos matriculados em instituições de ensino superior privadas e comunitárias, que sejam nascidos em Santa Catarina ou residam no Estado há, no mínimo, cinco anos.

Para receber o benefício, os estudantes devem atender a critérios como renda familiar per capita (inferior a 8 salários mínimos para o curso de Medicina, e 4 para os demais cursos), e comprovar situação de hipossuficiência, considerando fatores como desemprego, gastos com habitação, educação e tratamento de doenças crônicas.

Por: TV Portal Grande Floripa

Participe do nosso Grupo de whatsapp da TV Portal Grande Floripa clique aqui

A TVPGF reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *