
Seguindo uma orientação do Ministério da Saúde o município de São José está aplicando a vacina contra tétano e difteria.
A Ação ocorre paralelamente com a Campanha de Vacinação contra o vírus da gripe. Segundo a Secretaria de Saúde josefense o objetivo é aproveitar a ida dos moradores da cidade aos postos e aproveitar para atualizar a caderneta de vacinação das crianças.
Vacinação
Estão aptas a tomar as doses das vacinas contra tétano e difteria as crianças a partir de 2 meses de idade. Para quem não foi vacinado nos primeiros anos de vida, é indicado um esquema de três doses, com um reforço a cada 10 anos, para crianças, adolescentes e adultos a partir dos 7 anos de idade.
Para as Grávidas a recomendação é se vacinar a cada nova gestação. As doses desses dois imunizantes estão disponíveis em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) de São José. Não é preciso agendamento.
“O objetivo é intensificar a vacinação contra as doenças, evitando as complicações, internações e a mortalidade”, pontua a diretora da Vigilância Epidemiológica Katheri Zamprogna.
É necessário que os pais ou responsáveis tragam a caderneta de vacinação da criança.
Sobre a doença
O tétano acidental é uma doença grave, não contagiosa, causada por uma bactéria (clostridium tetani) que é encontrada na natureza. A bactéria causadora do tétano acidental pode estar presente na pele, fezes, terra, galhos, plantas baixas, água suja e poeira.
Os sintomas são de contraturas musculares; rigidez de membros (braços e pernas); rigidez abdominal; dificuldade de abrir a boca; dores nas costas e nos membros (braços e pernas). A principal forma de prevenção é a vacinação.
Por Beto Motta
A TVPSJ reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar