Cidadão que ainda não respondeu o questionário pode fazê-lo pelo número 137 até o dia 28 de maio agendando a visita do recenseador evitando assim multa de 10 salários-mínimos.

Clique aqui para ver a entrevista em video com o Superintende do IBGE no estado, Roberto Kern Gomes.

O Instituto de Geografia e Estatísticas – (IBGE) está computando os dados do Censo 2020. Com a pandemia os trabalhos foram paralisados e só retomados no ano passado. 

A reportagem da TV Portal São José esteve na sede do órgão no centro de Florianópolis onde foi recebida pelo Superintendente Roberto Kern Gomes.  

Enquanto os analistas do IBGE continuam recebendo e computando os dados os números até aqui de Santa Catarina demostram um crescimento de aproximadamente 1,5 milhão de novos habitantes desde 2010, último Censo no Brasil, quando o estado contabilizou 6. 250.000 (seis milhões e duzentos e cinquenta mil habitantes). 

“Nós já estamos com uma previsão que Santa Catarina deve chegar 7.750.000 (sete milhões setecentos e cinquenta mil moradores), ou seja crescimento aproximado de cerca de 20% com relação a 2010”, apontou o superintendente. 

Dados de São José 

Os números na cidade de São José em 2010 apontaram uma população de 209.804 habitantes. Agora, 13 anos depois segundo o IBGE, a coleta do Censo apontou crescimento de 21% e a população ultrapassando a barreira dos 255 mil habitantes (dado atualizado até o dia 4 de maio de 2023). 

São José, assim como no Brasil, o maior número é de mulheres. A cidade josefense está com cerca de 53% de habitantes do sexo feminino. Um pouco acima da média nacional e catarinense que fica na faixa de 51%. 

Outros dados das perguntas pela primeira vez formuladas pelo Censo estão sendo computados e ainda não foram divulgados. É o caso dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo e o questionamento sobre o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

Recusas 

O Censo finalizou a coleta dos dados no dia 28 de fevereiro desse ano, contudo o trabalho de buscar o cidadão que ainda não respondeu, seja porque não foi localizado ou porque se recusou a responder continua.  

Até o dia 28 de abril, 28.128 pessoas em Santa Catarina não haviam respondido ao Censo. Em São José o número de recusas é de 5.046. Esse é o total de pessoas que se negaram a prestar as informações aos mais de 400 recenseadores que atuaram na cidade josefense. Em Florianópolis os dados apontam que 1.612 moradores se recusaram a informar os dados. Ou seja, em São José esse número foi 3 vezes maior que a capital. 

Multa 

Responder ao IBGE é uma obrigação legal, conforme apontado pela Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968. Parte do texto diz: “Toda pessoa natural ou jurídica de direito público ou de direito privado que esteja sob a jurisdição da lei brasileira é obrigada a prestar as informações solicitadas pelo IBGE”. 

Quem se recusar a prestar as informações solicitadas ou mentir nas respostas está sujeito a pagar multa de até dez vezes o valor do salário-mínimo, se for infrator primário; se reincidente, pode ser cobrado até o dobro desse valor. 

“Nós estamos na fase final do Censo. Dia 28 de fevereiro foi a fase final de coleta. Nos últimos meses a gente também vem fazendo um trabalho de rescaldo que é um período de apuração” disse. 

“É importante dizer que antes de ser um dever legal responder ao Censo é um direito do cidadão. Então você cidadão tem direito de se fazer ouvido por meio dos questionamentos do IBGE”, finalizou Roberto. 

Quero responder ao Censo. Como faço? 

Para isso o morador de Santa Catarina deve ligar 137 e fazer o agendamento. O IBGE vai analisar o pedido e mandar um recenseador a sua casa. Mas, atenção. O prazo final é dia 28 de maio.  

A divulgação dos dados finais de Santa Catarina deve ocorrer no início de junho durante coletiva com a imprensa do estado em Florianópolis.  

Abaixo os recortes que fizemos do material que foi respondido pelo órgão. Os dados abaixo foram coletados até o dia 28 de abril de 2023.

Por : Beto Motta

3 thoughts on “São José tem a maior recusa do Censo em Santa Catarina ”
  1. Parabéns pela matéria, agora é torcer para a população contribuir com os resultados finais mais próximos da realidade da nossa querida São José.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

musquitu
musquitu
musquitu