Expectativa de greve pode terminar a qualquer momento caso sindicato patronal e Sintraturb envie novo acordo aos funcionários do sistema e eles aceitem até segunda. Cerca de 240 mil passageiros usam o transporte público da região todos os dias.

Depois de duas assembleias nessa quinta-feira (16/5) os trabalhadores do transporte público de Florianópolis decidiram entrar em Estado de Greve.  

Quem está a frente da mobilização é o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Urbano e Rodoviário, Turismo, Fretamento e Escolar de passageiros da Grande Florianópolis – Sintraturb. 

A decisão foi tomada depois que os trabalhadores na assembleia tiveram acesso a proposta enviada pelo sindicato patronal e prefeitura e não aceitaram o acordo. 

Segundo apuração da TV Portal Grande Floripa os trabalhadores estão insatisfeitos desde que durante a pandemia foram retirados os cobradores dos ônibus. Isso tem causado uma sobrecarga dos motoristas, especialmente em linhas de grandes movimentos e em horários de pico.  

Mas especificamente sobre as reivindicações se baseiam do aumento nos salários com a reposição do INPC (3,49%) e 4,83% em relação as perdas durante o período pandêmico e mais 5% de aumento real.  

Semana pode iniciar com greve do transporte urbano da Capital 

População já sabe o que é greve do transporte e seus reflexos um deles é esperar no ponto em vão a chegada do ônibus

Depois do Sintraturb e a prefeitura de Florianópolis serem comunicados a lei prevê um prazo de 72h, o chamado Estado de Greve. 

Nesse período os trabalhadores podem receber uma nova proposta e mais uma vez por meio de assembleia definir se continuam o processo de mobilização ou se acatam esse novo acordo proposto. 

Passados os três dias da comunicação ao sindicato patronal e ao órgão público o sindicato dos trabalhadores pode deflagrar a greve a qualquer momento. 

Como essa comunicação ocorreu ontem por meio de dois ofícios a expectativa seja paralização, se houver, a partir de segunda-feira (20/05). 

O Consócio Fenix, que ganhou a cocorrência em 2014 disputando com outras empresas do Brasil é formado pela Canasvieiras, Emflotur, Estrela, Insular e Transol. Até o momento disse apenas que está em tratativas com os trabalhadores.

Extraido do site do Consórcio Fênix números acima mostram dimensão de um serviço importante para as pessoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

musquitu
musquitu
musquitu