Previsão é de maior volume para tarde de sábado (18/11). Orientação é ficar atento e procurar ajuda assim que necessário.
A quinta-feira (16/11) foi marcada por fortes pancadas de chuva na região da Grande Florianópolis. Em São José de acordo com a Defesa Civil municipal foram 37,6mm de precipitação pluvial, considerado alto para um único dia.
A TV Portal São José entrou em contato com o Diretor da Defesa Civil municipal, Telson Ronei do Nascimento, agora pela manhã. Segundo as informações repassadas não choveu muito durante a madrugada na cidade. Mas é preciso ficar alerta. Ele disse o que é preciso os moradores fazer.
“Ficarem atentos às encostas, se perceberem árvores inclinadas, barulho de pedras rolando, rachadura no barro e água vertendo no meio da encosta procurar abrigo em local seguro e acionar a Defesa Civil”, recomendou.
Em São José as áreas na cidade que necessitam maior atenção são para deslizamentos na Colônia Santana, Forquilhas e Serraria.
Já para alagamentos os cuidados estão voltados para Picadas do Sul, Flor de Nápolis e Loteamento Benjamin.
Nesse momento 7h37m (17/11) chove forte em São José com trovões. A previsão é que essa instabilidade continue até o meio da tarde desse sábado. O volume maior segundo a Defesa Civil está previsto para amanhã (18/11) entre 13h e 16h.
Ocorrências desta Quinta-feira
No bairro Real Parque, houve alagamento na Rua Santo Ângelo; destelhamento no Centro Histórico de São José; desabamento na Rua Leopoldo Schisler, bairro São Luiz; deslizamento na Rua Guilherme Jacobe Buch, bairro Jardim Cidade; queda de árvore na Rua Luiz Carolino Pereira, bairro Forquilhas; deslizamento na Rua João Amaral Rios, no bairro Praia Comprida e no bairro Forquilhinha um desabamento, na Rua Docilicio Luz. Várias ruas no Kobrasol, Campinas e em outros bairros ficaram alagadas.
A Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e o Corpo de Bombeiros foram acionados para a remoção da árvore na Rua José Antônio Pereira. Ainda em Potecas, ocorreram mais dois casos de desabamento e destelhamento.
A orientação das autoridades locais é que os moradores que necessitem de ajuda ou socorro urgente entrem em contato com a Defesa Civil pelo 199, Guarda Municipal pelo telefone 153, ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.


Por Beto Motta com informações da Defesa Civil e PMSJ
Imagens: Defesa Civil SJ
A TVPSJ reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.