Atualizado às 13h33m dia 20/03/24

Movimento grevista durou 8 dias e chegou ao fim com suspeita que integrantes do SINTRASEM estejam por trás de incêncio em caminhão de lixo de empresa terceirizada. Caso segue sendo investigado pela Polícia Civil.

Em Assembleia nessa manhã de quarta-feira (21) na Praça Tancredo Neves no centro da Capital trabalhadores, concursados e ACTs reunidos em Assembleia, chegaram a um consenso pelo fim do movimento grevista. 

A deliberação foi realizada hoje depois de audiência de conciliação na Justiça de Santa Catarina mediada pela desembargadora Fernanda Sell de Souto Goulart. A magistrada impôs ao SINTRASEM uma multa de 100 mil reais, que pode ser revertida na compra de alimentos e doados a instituições filantrópicas. Já os funcionários que aderiram à greve terão que pagar as horas trabalhadas, caso contrários serão descontados os dias que não bateram ponto.  

Topázio posta e apagar vídeo 

Na manhã de hoje o Prefeito Topázio Neto (PSD) chegou a postar um vídeo fazendo um cronograma do movimento grevista iniciado, segundo o material, na administração Gean Loureiro (UB) com a contratação de empresas terceirizadas. O vídeo trazia um cronograma do movimento grevista, liderado pelo sindicato da categoria o SINTRASEM, até os dias atuais.  

Topázio não lembra em momento nenhum, durante todas as falas que teve sobre a greve que ela é um direito constitucional, desde obviamente que seja respeita a lei vigente no país.

Nessa atualização informamos que Topázio mudou de iddeia e voltou a postar o vídeo que foi retirado dos seus stories no Instagram. Veja aqui o conteúdo, antes apagado pelo prefeito de Florianópolis.

Greve é prevista pela Constituição Brasileira 

Talvez o prefeito Topázio tenha que ser lembrado por sua assessoria que a greve é um direito do trabalhador. Aliás, ela está no Art. 1º onde fala “É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.  

Contudo, é bom que seja dito que existem regras para fazer uma greve no Brasil, uma delas é respeitar a legislação. E fica, da mesma forma explicita na constituição onde diz “O direito de greve será exercido na forma estabelecida nesta Lei”. Nesse sentido colocar fogo em caminhão do lixo, se isso ficar comprovado como as forças de segurança que investigam o caso vem apontando, os culpados devem ser responsabilizados.  

COMCAP termina greve 

Como já informamos funcionários da Autarquia COMCAP, responsáveis pela Coleta de lixo em áreas de Florianópolis e pela limpeza urbano de Florianópolis que participaram do movimento grevista em conjunto com os servidores municipais da Capital, resolveram voltar as atividades. A decisão veio logo após a segunda audiência de conciliação na tarde de ontem (19). A primeira, como vimos acima, tratou sobre a greve dos trabalhadores da Prefeitura Municipal de Florianópolis.  

Ontem mesmo o recolhimento do lixo começou a ser feito nas rotas designadas para a Autarquia fazer o serviço. Lembrando que já existem na cidade de Florianópolis duas empresas terceirizadas que também fazem a coleta do lixo na cidade. Mesmo assim foram sete dias sem o serviço da COMCAP, que obviamente trouxe prejuízos na prestação desse trabalho para a comunidade, com acúmulo de lixo, materiais e entulhos  

Por: Beto Motta

A TVPSJ reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

musquitu
musquitu
musquitu