Depois de uma década de espera e ficando 875%  mais cara no período Santa Catarina comemora a entrega de importante solução para a mobilidade urbana da Grande Florianópolis

Doze anos se passaram da previsão de entrega da obra, que começou a ser discutida na década de 90 e o contrato assinado com a empresa, hoje conhecida como Arteris, em fevereiro de 2008, o Contorno Viário da Grande Florianópolis será entregue para tráfego.

A inauguração contará com a presença do presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro dos Transportes, Renan Filho, do diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, e da diretoria da Arteris além de autoridades políticas e convidados. O público em geral também foi convidado a participar.

São 50 km de pista dupla, 6 acessos por trevos, 4 túneis duplos, 7 pontes duplas, 21 passagens em desnível nessa que era até então a maior obra viária em execução no país.

O Contorno Viário terá velocidade operacional de 100km/h e 44 radares nos dois sentidos. A concessionária afirma que a obra foi construída para não ter aclives ou declives acentuados, sendo mais plana e com curvas suaves. O objetivo é evitar a redução de velocidade e garantir a característica de corredor expresso.

A ligação com a BR 101 acontece no Km 177 em Biguaçu, o motorista segue em um trajeto de 50km até voltar a Rodovia no Km 220, em Palhoça. O percurso passa por bairros de São José e tem ligações com duas rodovias estaduais (SC-407 e SC-281) e com a BR-282, em Palhoça.

Em alguns pontos  ainda será preciso fazer algumas obras de interligação por parte do Governo de Santa Catarina como é o caso da SC 281. No local é preciso construir uma alça de acesso no entroncamento com a SC-281, que vai ligar a BR-101 ao contorno.

O que falta fazer

Mesmo com a inauguração algumas obras de infraestrutura da própria rodovia como o elevado da Guarda do Cubatão não serão concluídas no prazo. A estrutura cruza a rodovia na marginal pela rua Natalino Campos Schaimann, que liga os bairros Guarda do Cubatão e Pachecos, em Palhoça. Com isso, será permitido apenas o tráfego de pedestres na estrutura.

Em nota, a Arteris destacou que “para o tráfego de veículos será necessário um trabalho de reforço de ‘protensão’ na estrutura, que se mostrou necessário após testes realizados pré-liberação. As obras no local seguem, mas não interferem na operação do Contorno Viário”.

O trânsito que atualmente passa pelo local de maneira improvisada será desviado para o elevado da Rua Jorge Marcelino Coelho, no bairro Aririú.

Trajeto sem monitoramento nem Posto Policial

Mesmo com os 44 radares instalados que devem ajudar a regular a velocidade dos motoristas a base para a Polícia Rodoviária Federal e a iluminação de todo o traçado não estavam previstos no projeto inicial e por isso ainda dependem de autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e reequilíbrio contratual.

Até o momento, foram instaladas luminárias apenas nos acessos. Um sistema de câmeras de monitoramento também está entre os possíveis investimentos que dependem desta resposta da ANTT sobre o pedido da concessionária.

Tempo

Estima-se que o tempo de viagem no trajeto do Contorno será de 40 minutos. Por dia 30 mil veículos devem ser deslocados da BR 101 para o Contorno Viário. O movimento esperado indica que de 27 a 30 mil veículos por dia, sendo 18 mil caminhões, irão transitar nos 50km do novo acesso. segundo a concessionária Arteris, o Contorno Viário pode resultar em um ganho de 50% no tempo de viagem para os motoristas que precisarem percorrer o trecho.

Investimento

As obras no contorno viário de Florianópolis tiveram início no ano de 2008, com investimento previsto de R$ 400 milhões, segundo o monitor da Fiesc. De acordo com a Arteris Litoral Sul, o valor total da obra foi de R$ 3,9 bilhões, ou seja, subiu 875% no período.

Por: TV Portal Grande Floripa

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