Em São José a Campanha de Vacinação contra o vírus influenza , segundo dados da Secretária Municipal de Saúde,  chegou a 31% até dados da última terça-feira dia 16 maio. Nesse mesmo período do ano passado o município já estava com cerca de 70%. A meta é chegar a 90% da população vacinada contra a gripe. 

Confira abaixo no fim desse texto essa reportagem em vídeo.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus influenza. começou no dia dez de abril, para públicos prioritários, mas está com estoques cheios e baixa procura. Para mudar esse cenário que já é preocupante com o avanço da dengue, essa semana a vacinação foi liberada para outros públicos. 

“Aqui em São José o cidadão que quer tomar a vacina pode procurar uma das 25 Unidades Básicas de Saúde levando um documento com foto e carteira de vacinação. Na campanha contra o virus infleenza estão sendo aplicadas doses para maiores de seis meses de idade em todo o Brasil”, Beto Motta, repórter da TV Portal São José.

Segundo o último Boletim Epidemiológico do Governo do Estado (03/2023) Santa Catarina já registrou até o dia 6 de maio 3587 casos hospitalares suspeitos de doenças respiratórias agudas graves, com 245 confirmações para influenza tipo A, com 12 óbitos registrados. Dos 245 casos, 193 (78,8%) foram confirmados como influenza A e 52 (21,2%) foram do tipo B. 

Os idosos (25,7) e as crianças entre 5 e 9 anos (21,6%) têm sido as principais vítimas no estado causando infecções nas vias respiratórias e provocando em muitos casos a internação hospitalar. Justamente o que os governos tentam evitar. A internação em hospitais, especialmente da rede pública.  

Nossa equipe conversou com alguns moradores que estavam se vacinando. 

“Ela vem me protegendo alguns anos já. Faz uns cinco ou seis anos que eu não tenho gripe. na época do inverno. Então pra mim é necessário é importante”, disse Fred que mora na Beira Mar de São José.

“Acho bem importante especialmente nessa troca de temperatura. Os lughares estão mais fechados. Então o virus se transmite mais fácil. Eu acho bem, importante especialmente para as crianças”, avaliou Tamara da Praia Comprida, que junto com o esposo levou os filhos para vacinar.

“É meio de prevenção né. Eu tomo há mais de quatro anos da gripe, particularmente difícil ficar gripada. A da Covid eu tomei todos os reforços também e agora estou tomando a Bivalente. Então acho interessante todo mundo vir tomar”, recomendou a Debora Santos do Centro Histórico.

Importância da vacinação

O objetivo de imunizar o maior número possível de pessoas é tentar evitar, com isso, o aumento das internações clínicas e mortes pelas doenças respiratórias agudas. E o prazo está se esgotando já que o inverno e as temperaturas baixas estão cada vez mais frequentes e com elas o aumento dos casos.  

Vacina Covid – Bivalente 

A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é gratuita e protege contra três subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e influenza B, que são os que mais circulam. Ela pode ser aplicada junto com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, inclusive a da Covid-19. 

“Se tem muita vacina e se tem poucas pessoas vacinadas o ideal que mesmo que a tendência seja vacinar um público mais vulnerável, mas a gente deve fazer essa ampliação para que menos pessoas adoeçam. E realmente os virus respiratórios que tem maior circulação tanto em São José e no estado são: Inflenza, Covid permanece e o VSR, que é o vírus sincicial respiratório”, pontuou Iula Bastos – Gerente de Imunização da Vigilância Epidemiológica de São José.

Prevenir agravamentos 

Segundo informações coletadas na página da DIVE/SC a vacinação é uma das medidas mais eficazes para prevenir o agravamento do quadro. Confira abaixo outras medidas, além da vacinação que podem ser adotadas para reduzir a transmissão do vírus, como: 

– Lavar as mãos com frequência; 
– Utilizar lenço descartável ou o antebraço ao tossir ou espirrar; 
– Evitar tocar olhos, nariz e boca; 
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; 
– Manter os ambientes bem ventilados; 
– Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe; 
– Evitar sair de casa em caso de sintomas respiratórios; 
– Evitar aglomerações e ambientes fechados; 
– Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos. 

TV Portal São José informação na palma da mão. 

Por : Beto Motta 

A TVPSJ reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

musquitu
musquitu
musquitu