No próximo sábado, 13, será realizado o dia D da Campanha de Vacinação contra a gripe no estado de Santa Catarina

A equipe da TV Portal Grande Floripa fez o levantamento nas cidades da região que disponibizaram informações e trouxemos nesse conteúdo

A recomendação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é que todos os municípios catarinenses abram os postos de vacinação para aplicar a dose da vacina na população dos grupos prioritários.

Baixa procura e serviços de saúde sobrecarregados

Se por um lado até esta quinta, 11, apenas 15,46% do público-alvo havia procurado uma unidade de saúde para tomar a vacina contra a gripe às emergências de hospitais estão sobregarregados com a alta procura, especialmente de crianças e idosos. Entre os grupos prioritários com as menores coberturas vacinais estão o de puérperas (8,3%), mães até 45 dias após o parto, e o de crianças de 6 meses a 5 anos (8,6%). A meta recomendada pelo Ministério da Saúde (MS) é de 90%.

Em muitas cidades, além da gripe estarão sendo disponibilizadas vacinas como a da Covid-19, do tétano, da dengue (para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de 32 municípios da região Nordeste e da Grande Florianópolis). “Quem for tomar a vacina contra a gripe pode aproveitar a oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação, já que a dose da influenza pode ser aplicada com outras vacinas, com exceção da vacina contra a dengue que deve ser aguardado um intervalo de 24 horas”, ressalta a gerente de imunização da DIVE/SC Arieli Schiessl Fialho.

Vacinação na Grande Florianópolis

A TV Portal Grande Floripa fez um levantamento entre as cidades que conseguimos contatos para indicar os locais e horários de vacinação além dos imunizantes que estarão disponíveis nesse sábado dia 13 de abril. Se a sua cidade não estiver nessa lista (abaixo) isso não quer dizer que o municipio não irá participar. Entre em contato, nesse caso, com a prefeitura e ou a unidade de saúde.

Águas Mornas 

Em Águas Mornas a vacina da gripe dentro do Dia D nesse sábado (13) estará disponível no Posto de Saúde do Santa Cruz da Figueira entre 8h e 12h e das 13h às 17h. Também estará disponível a vacina contra o tétano. 

Antônio Carlos 

Em Antônio Carlos a Campanha de Vacinação do dia D contra a Gripe nesse sábado (13) será realizada na Unidade Básica de Saúde, localizada na Rua 6 de Novembro, das 8hrs às 17hrs. A Campanha será realizada em uma só etapa para os grupos prioritários. 

Biguaçu 

No município de Biguaçu as salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas para atendimento das 8h às 17h. 
 
Florianópolis 

Na Capital o Dia D ocorre nos centros de Saúde do Monte Cristo, Novo Continente, Abraão, Capoeiras, Vila Aparecida, Sapé, Jardim Atlântico, Trindade, Saco dos Limões, Saco Grande, Monte Serrat, Itacorubi, Agronômica, Rio Tavares, Campeche, Costeira do Pirajubaé, Alto Ribeirão, Tapera, Armação, Santo Antônio de Lisboa, Rio Vermelho, Ponta das canas, Canasvieiras e Ingleses. 

Atenção: No Rio Vermelho estão exigindo certidão de nascimento para aplicação das vacinas.  

Além destes pontos o Espaço Imuniza, na Esteve Junior, 89 no centro também participará com o mesmo horário de atendimento dos Centros de Saúde: 8h às 17h 

No Fort Atacadista do Campeche, diferente dos pontos acima que também irão disponibilizar a vacina Contra a Dengue para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, no Sul da Ilha somente será aplicada as doses contra o vírus influenza e o horário é: 9h às 16h 

Governador Celso Ramos 

Na cidade de Governador Celso Ramos a Campanha do Dia D acontece: Sala de imunização da Policlínica de Atendimento Médico (PAM), Pronto Atendimento (PA) do Bairro Calheiros e Sala de Vacinação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Fazenda da Armação. Horário: Das 8h às 17h. 

Atenção: A vacinação está disponível para todos os grupos prioritários, assim como para qualquer pessoa, independentemente de faixa etária ou se pertence a esses grupos prioritários. A meta da campanha é alcançar uma taxa de vacinação de pelo menos 90% dos grupos-alvo e ampliar a imunização para toda a população. 

Palhoça 

A Secretaria de Saúde de Palhoça realiza o “Dia D” de vacinação contra a gripe nesse sábado (13) em todas as unidades da rede municipal de saúde das 8h às 17h.  

Santo Amaro da Imperatriz 

No município Santo Amarense a Campanha de Vacinação Contra a Gripe 
sábado dia 13 de abril acontece em todas as Unidades entre 8h e 12h e das 13h até 17h 
Além da vacina influenza os demais imunizantes do Calendário Nacional de Imunização também serão ofertados. Não esqueça sua caderneta de vacinação.  

São José

Em São José todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na cidade estarão abertas, das 8h às 17h. O município, além da vacina contra a gripe, também vai ofertar imunizantes contra tétano e dengue, além dos que completam o esquema vacinal infantil. Para receber o imunizante basta ir até a UBS mais próxima levando a carteira de vacinação. Imunizantes como HPV, Poliomielite, Rotavírus, DTP, pneumocócica, ACWY, dentre outras doses que completam o calendário de vacinação infantil também estão disponíveis para atualização da caderneta de vacinação infantil.

Os grupos prioritários da Campanha de Vacinação contra a gripe são:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
  • Trabalhadores da saúde;
  • Gestantes e puérperas (mães até 45 após o parto);
  • Professores do ensino básico e superior;
  • Povos indígenas e quilombolas;
  • Idosos com 60 anos ou mais de idade;
  • Pessoas em situação de rua;
  • Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
  • Profissionais das Forças Armadas;
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Caminhoneiros;
  • Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
  • Trabalhadores Portuários;
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Mobilização contra a dengue

Simultaneamente ao dia D da Campanha de Vacinação contra a gripe vai ocorrer uma mobilização estadual contra a dengue. O objetivo é que cada cidadão destine dez minutos do dia para intensificar os cuidados em casa, eliminando possíveis criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

Corrida contra o tempo antes que o inverno chegue

A Campanha de Vacinação contra a gripe segue até o dia 31 de maio em todo o estado. A vacina oferecida na rede pública de saúde previne os principais vírus influenza presentes no Brasil, que são o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. No entanto, a proteção só ocorre de duas a três semanas após a aplicação da dose, por isso a importância de se vacinar o quanto antes.

Por: Redação da TVPGF e informações das prefeituras e Secretaria de Estado da Saúde

A TVPSJ reforça o compromisso com o jornalismo isento, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *